Club de
Tambaú

PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Notícias do Clube

Comenda Governador do Centenário José Carlos Carvalho

A Comenda José Carlos Carvalho é um importante reconhecimento, concedido pelo Distrito 4540 do Rotary International, aos clubes que realizarem doações à Fundação Rotária, feitas para a iniciativa "Todos os Rotarianos, Todos os Anos" (EREY). Para conhecer mais detalhes, participe do Seminário Distrital da Fundação Rotária, que será realizado no dia 15 de setembro de 2019 (domingo), a partir das 8h, no Centro universitário Estácio de Ribeirão Preto. Nesta ocasião do encontro, acontecerão os sorteios de uma TV de 32 polegadas e de Subsídio Distrital. Importante: para ter direito ao sorteio, deverãop seguir as seguintes regras: clubes presentes com até 15 associados, sendo o presidente do clube e mais 02 associados; demais clubes, deverão estar presente o presidente do clube e mais 04 associados (independente do associado participar das comissões distritais).A secretaria distrital no Seminário da Fundação Rotária estará recebendo os Projetos de Subsídios Globais e Distritais.O sucesso do Seminário Distrital da Fundação Rotária depende da participação de cada associado do Distrito 4540. Para fazer a inscrição, fale com o secretário do seu clube.  

Postado em 03 de Setembro de 2019 por

Agosto: mês do desenvolvimento do quadro associativo e novos clubes

É o momento ideal para comemorarmos o trabalho que os clubes e seus associados fazem em suas comunidades e em todo o mundo. Veja a seguir algumas maneiras de comemorar: • Diga alto e claro. Mostre a seus amigos que se orgulha de ser rotariano, alterando em agosto as fotos dos seus perfis no Twitter e Facebook para a imagem I’m a Proud Member, I’m a Proud Rotaractor, ou I’m a Proud Interactor (em português: Eu tenho orgulho de ser rotariano, rotaractiano ou interactiano/Tenho orgulho de fazer parte do Rotary). • Assista e compartilhe vídeos sobre o desenvolvimento do quadro associativo nas reuniões ou eventos realizados por seu clube, para demonstrar como isto é importante para o fortalecimento. • Troque ideias. Compartilhe estratégias que ajudaram a aumentar o quadro associativo do seu clube no Grupo de discussão "Membership Best Practices". • Somos "Pessoas em Ação". Mostre como a nossa organização está causando impacto positivo no mundo. Coloque fotos no Facebook, Twitter, Instagram ou Vine que mostrem os associados do seu clube entrando em ação na comunidade, usando a hashtag #PessoasEmAção. • Os Rotary Clubs são conhecidos pelos projetos humanitários de grande impacto que implementam local e internacionalmente. Divulgue os seus projetos e como eles ajudaram a transformar vidas no Rotary Showcase. • Siga as Mídias do Rotary no Facebook, Twitter e Instagram para saber como rotarianos em todo o mundo estão comemorando o Mês do Desenvolvimento do Quadro Associativo e de Novos Clubes. • O que o Rotary significa para você? Nós combatemos a pólio, fornecemos acesso à água limpa, ajudamos a melhorar comunidades carentes, financiamos bolsas de estudos para futuros promotores da paz... Nós fazemos o bem no mundo! Que tal levantar depoimentos significativos dos Associados de seu Rotary Club e postá-los nas mídias?

Postado em 01 de Agosto de 2019 por

Associação de Alumni do Distrito 4540

Alumni “A sua relação com o Rotary não acaba com o programa. Você pode continuar pertencendo a esta grande rede de líderes, pessoas que podem alavancar a sua carreira. Várias portas se abriram para mim por estar conectado ao Rotary.” — Andy Stoll, ex-bolsista Como um dos nossos alumni, você faz parte de uma rede de líderes engajados na prestação de serviços locais e mundiais. PRÊMIO A ALUMNI POR SERVIÇOS GLOBAIS     Todos os anos, desde 1995, o Rotary International elege um ex-bolsista (Alumni) de qualquer país do mundo, que tenha participado de qualquer um dos programas da Fundação Rotária, e a ele outorga um Prêmio por Serviços Globais. Referida premiação, que ocorre na Convenção Internacional do Rotary, objetiva ilustrar o impacto que os programas da Fundação Rotária causaram nos serviços humanitários por ele prestados. No presente ano rotário (19/20), a Convenção anual será realizada em Honolulu, Estados Unidos, de 06 a 10/junho/2020.    No link  Formulário de indicação ao Prêmio a Alumni por Serviços Globais (Veja mais em Recursos, abaixo), disponível a todos os rotarianos, qualquer integrante da comunidade rotária pode enviar indicação de candidatos que se enquadrem nos requisitos exigidos.    Caso você, Companheiro rotariano, queira indicar algum ex-bolsista para concorrer ao prêmio, basta preencher o formulário e seguir as instruções contidas no site acima mencionado. Ou, então, entre em contato com esta Comissão para que possamos auxiliá-lo no que for necessário. O prazo para indicação de candidato ao Prêmio por Serviços Globais 2019/2020 é 15 (quinze) de setembro/2019. Quem são os alumni?  Você é um alumni do Rotary se tiver participado de um dos seguintes programas: Interact, Rotaract, Intercâmbio de Jovens, Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações, RYLA, Bolsas Rotary pela Paz, bolsas de estudos (financiadas por Subsídios Distritais ou Globais), equipes de formação profissional (membros e líderes), Bolsas Educacionais, Subsídios para Professores Universitários, Intercâmbio de Grupos de Estudos (membros e líderes) e Voluntários do Rotary Por que ficar em contato? Há várias razões para você manter contato conosco. Primeiramente, temos 1,2 milhão de rotarianos que vivem em praticamente todos os lugares do globo e atuam nos mais diversos campos profissionais. Certamente você encontrará um rotariano onde quer que esteja, com os mesmos interesses que os seus.  O que clubes e distritos podem fazer para engajar alumni? Clubes e distritos podem traçar um plano visando o estabelecimento de contatos significativos com seus alumni e também com os participantes atuais dos nossos programas. A Comissão Distrital de Alumni é um excelente recurso. Também vale incentivar nossos alumni para se associarem a um Rotary ou Rotaract Club, ou darem início a seus próprios clubes.  Recursos Kit do Alumni Conecte-Se para Fazer o Bem Guia para presidentes de Comissão Distrital de Alumni Formulário de indicação ao Prêmio a Alumni por Serviços Globais Ganhadores do Prêmio a Alumni por Serviços Globais Formulário de indicação ao Prêmio Associação de Alumni do Ano Associações que ganharam o prêmio Suporte Elias Antônio Neto (eaneto@hotmail.com)Presidente da Comissão de Alumni - Distrito 4540Ano rotário 2019/2020    

Postado em 29 de Julho de 2019 por

Reuniões Terças-Feiras | 20:00
Rua Militão Corrêa Carvalho,150 Cep: 13710-000